La Fura dels Baus

Picture
La Fura dels Baus, «Imperium»,Performance, Santa Maria da Feira, 2009
La Fura dels Baus é uma companhia performativa em constante processo de evolução desde a sua fundação em 1979. Os seus espectáculos e acções pontuais têm causado um grande impacto tanto na crítica como no público internacional.

Entre 1979 e 1983, La Fura dels Baus realizam
intervenções teatrais na rua. Esta característica evoluiu para um conceito baseado na ideia clássica de “espectáculo total”, combinando todo o tipo de recursos cénicos. A importação mais significativa deste grupo foi a de apresentar os seus espectáculos (através da interactividade) em espaços tradicionalmente reservados ao público e em adaptar o seu trabalho cénico aos elementos arquitectónicos próprios dos espaços onde se desenrolavam as suas acções. A fusão das suas técnicas e disciplinas definem a “lenguaje furero”. Uma linguagem muito própria marcada por acções corporais e performances fracturantes de onde emerge a violência, o medo, a ideia de povo “primitivo” e o tribal.
Picture
La Fura dels Baus, «Imperium»,Performance, Santa Maria da Feira, 2009

A obra "Imperium" (2009) segue a utilização dos espaços não convencionais, linguagem cénica multidisciplinar com uma predominância do corpo e da tecnologia. Também a invasão do espaço íntimo do espectador, o público passa a ser parte fundamental da performance à maneira do “coro grego” e com uma temática centrada nos conflitos entre o indivíduo e o grupo – levantando problemáticas sobre a nossa identidade e o colectivo. 

Fontes: http://www.imperiumlafura.com/down/La%20Vanguardia-Barcelona.pdf

Site oficial: http://www.lafura.com/web/index.html
Mais informação em:
http://www.imperiumlafura.com/down/El%20Periodico-Barna.pdf
http://www.imperiumlafura.com/down/Telegraaf%20Eindhoven.pdf
http://www.imperiumlafura.com/down/El%20Comercio-Gijon.pdf

Informação complementar sobre a Performance (site elaborado por Leandro Gouveia): http://aartedaperformance.weebly.com/