O que sabes sobre o conceito de Identidade?


Shirin Neshat

Ao longo da história, as mulheres muçulmanas lutaram ao lado dos homens na linha de frente. Elas partilharam a responsabilidade e o preço do martírio. Observa-se uma estranha justaposição entre feminilidade e violência

Picture
Shirin Nashat, The Last Word, Fotografia, 76.2 x 40.6 cm. 2003 Fonte: http://www.artnet.com/artwork/423779443/445/shirin-neshat-the-last-word.html

Shirin Neshat nasceu 1957 em Qazvin, no Irão, mudando-se para os Estados Unidos em 1974. 

Actualmente vive e trabalha em Nova Iorque.

O trabalho de Shirin Neshat refere-se aos códigos sociais, culturais e religiosos do Islão e da complexidade de certas oposições, tais como o homem e a mulher. Neshat procura muitas vezes resolver tecnicamente este confronto social com a projecção dos filmes dispostos de forma concorrente, criando desta forma contrastes visuais baseando-se em valores tais como Claro/Escuro, Preto/Branco, Macho/Fêmea. 

Na continuação do uso da cultura do Irão – o seu país de origem - como inspiração, os seus mais recentes filmes pretendem reconstruir uma aproximação mais universal a noções de identidade, sociedade, refúgio e utopia. Afastando-se dos grupos visuais de mulheres cobertas com burkas e homens de camisa branca, os seus novos filmes desistem de representações de análise gramatical para favorecer uma narrativa tradicional mais forte e caracterizações de maior distinção, utilizando a narrativa ficcional como ponto de partida. Trabalhando sobre os temas, explorou em vídeo e em fotografia a sua interpretação do realismo mágico das histórias a que juntou o forte carácter visual, com o objectivo de criar filmes que pertencessem quer à categoria de cinema como à de arte. No entanto vivem ainda nos seus trabalhos a interacção visceral e emocional entre o observador e as personagens que a artista descreve, assim como a sua expressão poética, filosófica e metafórica e complexos níveis de abstracção intelectual. 

Fonte: http://lindsayribeiro.blogspot.com/2010/05/shirin-neshat.html

Mais informação em: 
http://www.artecapital.net/recomendacoes.php?ref=33
http://www.pbs.org/art21/series/seasonone/identity.html

Cindy Sherman

Picture
Cindy Sherman, S/ título, fotografia, 2008

Cindy Sherman (n. 1954), é uma das artistas plasticas americanas de maior renome desde os anos 80.

Embora os seus trabalhos mais conhecidos sejam em suporte fotográfico não é frequente ser considerada uma fotógrafa no sentido convencional do termo. Pode-se dizer que a obra artística de Cindy Sherman é fundamentalmente desenvolvida em torno do conceito/problema da identidade, enquanto algo que não é uma emanação natural do indivíduo mas sim uma construção derivada da interação entre o indivíduo e aqueles que o rodeiam.
Quando Sherman se expõe, não é a si própria que expõe, mas, numa esfera pública, a submissão da mulher como um fetiche através da sua auto-expressão.

"Quero exprimir aquelas emoções que estrangulam a garganta e que podem ser provocadas pelo desespero ou por um sentimentalismo piegas.", confessa a artista.  

Fonte: http://marcelerick.multiply.com/photos/album/16/CINDY_SHERMAN


Site oficial da artista: http://www.cindysherman.com/
Mais informação em: http://www.designboom.com/weblog/cat/10/view/4683/new-works-by-cindy-sherman.html